Vietname

O Vietname, é um país asiático, localizado na Indochina, e limitado a norte pela China, a leste e a sul pelo Mar da China Meridional e a oeste pelo golfo da Tailândia, pelo Camboja e pelo Laos. A capital do país é Hanói.
A história do Vietname está documentada há mais de 2500 anos. Durante mil anos, esta região foi dominada por sucessivas dinastias do império Chinês , mas obteve a independência em 938 e estabeleceu a dinastia Ngô. O período dinástico terminou no século XIX, quando o país foi colonizado pela França em 1858. independência do Vietnã foi gradualmente corroída pela França. Ajudada por grandes milícias católicas colaboradoras - em uma série de conquistas militares entre 1859 e 1885, e após esse período o país inteiro passou a fazer parte da Indochina francesa. Com a derrota da França na Europa em 1940, a Terceira República francesa foi substituída pelo Regime de Vichy, ao qual a colónia se manteve fiel. Fortemente dependente da Alemanha nazista, a França de Vichy foi forçada a entregar o controle da Indochina francesa ao Japão, aliado da Alemanha. Os recursos naturais do Vietnã foram exploradas para servirem às campanhas militares do império japonês contra as colónias britânicas da Birmânia, da Península Malaia e da Índia. A ocupação japonesa foi uma das principais causas da Fome no Vietname de 1945, o que causou cerca de dois milhões de mortes, o equivalente a até 10% da população contemporânea.
Durante a Guerra Fria, o norte comunista tinha o apoio da China e da União Soviética, enquanto o sul anti-comunista era apoiado pelos Estados Unidos, o que deu lugar à Guerra do Vietname, em que os americanos foram obrigados a abandonar em Março de 1973; a cidade de Saigão que foi tomada pelo Vietcong frente de libertação do sul em Abril de 1975. Em Julho de 1976, a Republica do Vietname (Vietname do Sul) e a República Democrática do Vietname (Vietname do Norte) uniram-se na República Socialista do Vietname. A guerra terminou com a vitória do Norte e com a reunificação dos dois territórios, em 1976. Completado o processo de reunificação, nasceu a Republica Socialista do Vietnam.

Hanói Vietname

Hanói é a capital e segunda maior cidade do Vietnã. Situa-se no centro da planície do delta do rio Vermelho, a 88 km das costas do golfo de Tonquim, onde está o seu anteporto, Hai Phong.
Hanói é uma das cinco "cidades centralmente governada" do Vietnã e possui o mesmo estatuto das províncias. A área incorporada total da cidade é de 3.344,7 km² e sua população total é 6 448 837 habitantes. Em 1 de agosto de 2008, ocorreu uma expansão dos limites administrativos da cidade de Hanói, que passou a cobrir uma área quase 4 vezes maior que a anterior, com vasta área rural. A área da cidade anterior à expansão era de 921 km² e a população de 3,4 milhões de habitantes no final de 2007.
Ocupada pelas tropas francesas em 1872 e em 1882, depois do desmembramento do Vietname tornou-se centro administrativo do Tonquim e, em 1902, capital da Indochina Francesa. Durante a Segunda Guerra Mundial foi ocupada pelos japoneses e, em 1945, foi proclamada a República Democrática do Vietname. Em Dezembro de 1946 começou a guerra de resistência contra os franceses; as tropas francesas retiraram-se em Outubro de 1954, e a cidade regressou à República Democrática do Vietname. Por diversas vezes bombardeada pela aviação norte-americana durante o conflito vietnamita, tornou-se capital da unificada República Socialista do Vietname.
Rodeada por uma ampla cintura agrícola, nos finais do século XX, a cidade registou um próspero desenvolvimento na indústria e no sector terciário. As grandes instalações industriais operam no sector mecânico, das aparelhagens eléctricas, da borracha, químico, cimenteiro, alimentar, têxtil e do vestuário. Importante nó rodo-ferroviário, Hanói também é servida por um porto fluvial.

Highlights de Hanói
  • Hoan Kiem: é um belo lago localizado no meio do núcleo urbano de Hanói, no centro da cidade. Com uma bela ponte de madeira, um pagode e histórias interessantes sobre uma tartaruga que habita o Lago (a famosa tartaruga do Lago de Hanói).
  • Mausoléu de Ho Chi Minh: o túmulo e a múmia do falecido líder vietnamita Ho Chi Minh. Dentro do complexo, temos amplos jardins, o Palácio presidencial e a casa de Ho Chi Minh, na qual o líder vietnamita viveu seus últimos anos.
  • Único pilar pagode: pequeno e interessante pagode em forma de lótus, localizado a poucos metros do Mausoléu de Ho Chi Minh.
  • Templo da Literatura: um refúgio de paz e história no meio do bulício da grande cidade de Hanói. Construído em honra de Confúcio, foi a primeira Universidade do Vietname.
  • Hanoi Citadel: foi a antiga residência dos monarcas vietnamitas quando a cidade ainda era conhecida como Tang Long.
  • Catedral de Hanói: conhecida como a Pequena Catedral de Notre Dame, um par de ruas desde o Hoan Kiem.
  • Bairro antigo de Hanoi: centro de compras, bancas de rua, barracas e mercados por excelência da cidade. Ela começa no norte Hoan Kiem e prolonga-se uma milha.
  • Tran Quoc Pagoda Hanói: belo pagode localizado entre os dois lagos da cidade, que também oferece uma vista fantástica de Hanói todos. É um pouco longe do centro, 10 minutos de carro.
  • Museu da Guerra do Vietname: história da Guerra do Vietname e armamento.
  • Teatro de Marionetes de água: arte antiga, que representa o dia da tradicional Vietname.
  • Mercado Dong Xuan: o maior mercado coberto da cidade.
  • A casa de Ho Chi Minh: a casa em Hanói, onde Ho Chi Minh viveu a última parte de sua vida.
Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
Máx(ºC) 10 12 11 15 21 29 30 40 42 35 24 12
Mín(ºC) 5 5 6 10 12 15 15 36 34 25 14 8